Ir direto para menu de acessibilidade.
Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
Página inicial > Hospital
Início do conteúdo da página
Hospital

Hospital

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 14h50 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 15h02 | Acessos: 13092

A Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) é uma instituição do Governo do Estado do Pará vinculada à Câmara Setorial de Políticas Sociais. Concluído em 2001 pelo Governo do Estado em parceria com Ministério da Saúde, com resursos do Projeto Reforsus, o Hospital passou de 11 mil metros quadrados para mais de 22 mil metros quadrados de área construída, tornando-se um dos mais completos do Brasil. Hoje é Referência Estadual em Psiquiatria, Cardiologia e Nefrologia com excelência e humanismo. O Hospital de Clínicas tem como missão de garantir atendimento ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade e apoiar o ensino e pesquisa na área de saúde.
 
O projeto arquitetônico teve início em 1982, mas a primeira fase de construção só começou em 1985, com recursos do Ministério da Saúde. A área escolhida para a construção do hospital era ocupada pelo Centro Comunitário Brigadeiro Eduardo Gomes, localizado na Travessa Alferes Costa. O Hospital foi batizado com o nome de Hospital de Clínicas Gaspar Vianna em homenagem ao grande médico e cientista paraense. Em 1987, foram inaugurados a Clínica Psiquiátrica, o Bloco de Acesso e Serviços Externos, parte do Estacionamento e o Bloco de Serviços Gerais, mas só em 1989 os leitos foram disponibilizados para a população. Em 1991 foram inaugurados o Ambulatório de Especialidades e parte da Administração.
 
Em 1998, com recursos do Projeto Reforsus, do Ministério da Saúde e Banco Mundial, em parceria com o Governo do Estado do Pará, para conclusão, reforma e ampliação dos serviços do hospital, o investimento chegou a R$ 25,5 milhões, incluindo obras físicas e instalações, equipamentos hospitalares, móveis, equipamentos de suporte hospitalar e ainda recursos para modernização gerencial utilizados no ano de 2002. A obra física foi concluída em setembro de 2000, mas a inauguração oficial só aconteceu em 1º de abril de 2001. A instituição foi transformada em Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e deixou de ser um estabelecimento voltado apenas para as Clínicas Básicas e Psiquiatria.
 
Além de continuar como Referência em Psiquiatria, passou a ser Referência em Nefrologia e Cardiologia, oferecendo consultas e internações em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica e Clínica Ginecológica e Obstétrica, voltadas prioritariamente a pacientes que se encaixam no perfil das novas referências.
 
Gaspar Vianna, o Paraense do Século XX

O médico e cientista Gaspar Vianna foi eleito o Paraense do Século XX na promoção realizada para comemorar os 25 anos da TV Liberal em 2001. Gaspar Vianna foi um dos maiores pesquisadores no campo da medicina. O seu mais importante trabalho foi a descoberta da cura das Leishmanioses, que ajudou a salvar milhões de pessoas no mundo inteiro. Ele produziu um total de 22 trabalhos em menos de seis anos de profissão, passando dias e noites incansáveis de estudo no Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Suas pesquisas se estendiam a vários campos, como a histologia, protozoologia, zoopatologia, micologia e anátomo-patologia. Nos poucos anos dedicados à pesquisa médica, conseguiu deixar um legado inestimável para a humanidade. Morto muito jovem, aos 29 anos, vítima de um acidente de trabalho, Gaspar Vianna - que nasceu e viveu sua infância e juventude em Belém - entrou para a história como um Mártir da Ciência. A comunidade da FHCGV se sente feliz e orgulhosa com a escolha de Gaspar Vianna como o Paraense do Século, pois representa o reconhecimento e valorização do trabalho do grande médico por toda a sociedade.
 
Histórico e finalidades essenciais da FHCGV
Histórico
O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna iniciou seus trabalhos em 1989, tendo como referência a clínica psiquiátrica - área construída de 10.366,35m².  Em 1990 ocorreu a transferência dos pacientes psiquiátricos internados no Hospital Aluísio da Fonseca para a clínica psiquiátrica do HCGV. Em 1991, houve a inauguração do ambulatório e parte da administração.  O atendimento ambulatorial, até esse momento, foi voltado para as clínicas básicas e à clínica especializada em psiquiatria.
Em 06 de julho de 2000, após vários estudos sobre a figura jurídica organizacional, o HCGV deixou de ser Unidade de atuação especial, passando a ser Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV).
Em setembro de 2000, o Hospital passou a ter uma área construída de 22.000 m² e preparou-se para atuar como referência em Nefrologia, Cardiologia e Obstetrícia de Alto Risco. Também, os serviços de Ambulatório e Apoio Diagnóstico foram ampliados.
Hoje a Fundação conta com uma infra-estrutura para referência em Psiquiatria, Cardiologia e Nefrologia, assim como está voltada ao atendimento de gestantes de risco, sendo no seu conjunto, disponibilizada a atenção em diversas clínicas, indispensáveis ao tratamento sistêmico do usuário no seu novo perfil.
 
Finalidades Essenciais
A Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna está voltada para a assistência aos usuários do SUS e apoio ao ensino na área da saúde, subordinada à Secretaria de Estado de Saúde Pública. Seu presidente é nomeado pelo Governador do Estado. Tem personalidade jurídica de direito público e sem fins lucrativos e foi criada através da Lei nº 6.304 de 06 de julho de 2000, publicada no Diário Oficial do Estado em 07 de julho de 2000.

Objetivos:
Prestar serviços na área de saúde à população, de acordo com os preceitos constitucionais do Sistema Único de Saúde - SUS;
Oferecer condições ou facilidades para o ensino e pesquisa na área de saúde;
Contribuir com o sistema estadual de saúde, no sentido da melhoria do padrão e na adoção de medidas que visem a proteção e recuperação dos padrões de saúde pública no Estado do Pará;
Zelar pela promoção e recuperação da saúde, reabilitação do doente e pelo bem estar da coletividade.    

Perfil Institucional

Missão Institucional:
A Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna foi criada para assegurar à população soluções no atendimento ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade com excelência e humanismo, assim como contribuir para o ensino e pesquisa na área da saúde e desenvolver programas de educação continuada das equipes de saúde, visando suprir as necessidades na área. 

Fim do conteúdo da página