Ir direto para menu de acessibilidade.
Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
Página inicial > Notícias > HC promove XXI campanha de captação de doadores de sangue e medula óssea
Início do conteúdo da página

HC promove XXI campanha de captação de doadores de sangue e medula óssea

Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 14h41 | Acessos: 55

 

Não deixe o medo de agulha impedir você de realizar ato de solidariedade e amor. Em comemoração ao aniversário da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), comemorado no próximo dia 1º de abril, a instituição vai promover a XXI Campanha de Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea, que terá como tema “No aniversário do HC, dê um presente especial. Doe sangue. Doe vida”.

 

 

A coleta, realizada pela Agência Transfusional da FHCGV, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), vai ser feita no pátio do hospital, no dia 5 de abril, entre 8h e 16h, e contará com a participação de cantores, distribuição de brindes e atividades especiais para os doadores. “Será uma animação toda feita em homenagem ao doador, aquele que realmente doa o seu amor. Doar sangue é um ato de carinho, amor e solidariedade”, comenta a médica hematologista Iê Bentes, gerente da Agência Transfusional da FHCGV. Segundo a médica, a instituição recebe cerca de 500 transfusões por mês por mês. “Nós precisamos, em parceria com o Hemopa, encaminhar para lá 50% do que a gente transfunde, ou seja, uma média de 250 doadores por mês”, completa.

 

“A finalidade da ação é salvar vidas. Daquela bolsinha de sangue conseguimos tirar entre quatro a cinco hemocomponentes diferentes que podem salvar até quatro vidas. Temos uma meta de conseguir 150 doadores de sangue e esse sangue não fica só no HC, ele vai para o Hemopa e lá será estocado, e realizados testes e então será distribuído para os diversos hospitais do Pará conforme as necessidades destes”, explica a médica.

 

Para você participar de uma doação de sangue, além de ter o desejo de ajudar no ato de salvar vidas, é necessário estar em boas condições de saúde, bem alimentado, estar na faixa etária entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e apresentar documento oficial com foto para identificação no local da ação.

 

Estarão impedidos de doar sangue pessoas com idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos; pesando menos que 50kg; com anemia comprovada no teste realizado antes da doação; hipertensos, ou com hipotensão arterial no momento da doação; com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação; com febre; e no caso das mulheres, grávidas ou amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

Após a doação são necessários alguns cuidados importantes como permanecer sentado por 15 minutos no mínimo, e comer e beber o lanche oferecido; nas próximas 24 horas você deve ingerir quantidades extras de líquidos e evitar ingerir bebidas alcóolicas; não fumar por 2 horas; evitar exercícios físicos extenuantes por 12 horas; e manter o curativo no local da agulha por 4 horas no mínimo.

 

“Vamos todos nos unir para este ato de solidariedade e de amor. Estão todos convidados. Estaremos aguardando servidores, voluntários e o público externo”, convida a médica hematologista Iê Bentes.

 

Serviço:

“XXI Campanha de Captação de Doadores de Sangue e
Medula Óssea”.

Dia: 5 de abril

Horário: A partir das 8 até às 16h.

Local: Área do estacionamento da Fundação Hospital de Clínicas
Gaspar Vianna. Travessa Alferes Costa, s/n, entre Visconde de Inhaúma e
Marques de Herval.



 

Serviço:

“XXI Campanha de Captação de Doadores de Sangue e
Medula Óssea”.

Dia: 5 de abril.

Horário: A partir das 8 até às 16h.

Local: Área do estacionamento da Fundação Hospital de Clínicas
Gaspar Vianna. Travessa Alferes Costa, s/n, entre Visconde de Inhaúma e
Marques de Herval.

registrado em:
Fim do conteúdo da página