XXIII Campanha de Captação de Doadores de Sangue e de Medula Óssea

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) em parceria com a Fundação HEMOPA realizou nesta terça-feira(2) a XXIII Campanha de Captação de Doadores de Sangue e de Medula Óssea, com o tema “Sangue doado é amor compartilhado”. O objetivo é aumentar o número de doadores no período. A meta era atingir a captação de 100 bolsas de sangue, número que foi superado com fim da doação. Foram arrecadadas 123 bolsas de sangue e realizado o cadastro de 22 doadores de Medula Óssea.

A coordenadora da campanha e enfermeira da Clínica Transfusional da FHCGV, Ivone Lopes, comemora o resultado. “Só tenho agradecer, estou feliz pela meta. Agradecida por todos que participaram colaborando na coordenação, na captação, os funcionários do hemopa, todos que estiveram nessa campanha”, comenta.

Em 2018, a Fundação Hemopa sofreu uma redução no estoque de sangue chegando a 100 bolsas em média no estoque, quando o ideal seria 350. A diminuição compromete o abastecimento de mais de 200 hospitais de todo o estado e, dessa forma, afetando a saúde, e até mesmo colocando em risco a vida de muitas pessoas. Sem transfusões, alguns pacientes podem ter o quadro clínico piorado, que por sua vez pode levar à morte.

A campanha também faz parte das comemorações dos 18 anos de criação da FHCGV, ocasião em que a instituição, através da sua Agência Transfusional, mobiliza antigos e novos doadores de sangue e de medula óssea para manter o estoque de sangue da Fundação HEMOPA, além de sensibilizar pessoas para causas solidárias. A cada doação podem ser salvas as vidas de até quatro pessoas.

A chefe da Agência Transfusional da FHCGV, Dra. Iê Bentes, reforça a importância deste ato de solidariedade que pode salvar vidas, além de conscientizar a população sobre a doação de sangue. “A doação de sangue é algo que depende muito da solidariedade humana, da quebra de mitos, de tabus em relação a doação de sangue para que a população se mobilize a doar e salvar vidas.”