Jornada de Pesquisa Gaspar Vianna

A Jornada de Pesquisa Gaspar Vianna, iniciou na manhã desta quarta-feira(28), no auditório Dr. Ronaldo de Araújo, com o tema “A pesquisa científica integrada ao ensino e assistência no SUS. Conversando sobre ética em pesquisa com seres humanos”. O médico e grande curador do acervo deixado por Gaspar Vianna, Dr. Habib Fraiha Neto, deu início a Jornada com a palestra “Gaspar Vianna: O legado do pesquisador à humanidade”, onde lembrou aos profissionais e estudantes que estavam presente das descobertas e conquistas do médico que deu nome a Fundação.

“Sistema CONEP e o Comitê de Ética em Pesquisa na FHCGV” foi o assunto da palestra que abriu a primeira tarde da jornada. A palestrante Me. Lilian Pereira da Silva Costa, explicou o funcionamento do sistema da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV).

A “Legislação brasileira para pesquisa envolvendo seres humanos” foi o tema levado pela Me. Monica Florice Albuquerque Alencar, que apresentou as resoluções do CNS nº466 de 2012 e nº510 de 2016, que definem as recomendações éticas a serem obedecidas durante as pesquisas que envolvam seres humanos. Na sequência, a palestrante Me. Cilanna Moraes apresentou sobre a “Elaboração de protocolo de pesquisa na FHCGV”, onde foi explicado quais documentos e trâmites para recebimento de projetos.

E para encerrar, a Esp. Cristina Mendonça, palestrou sobre “Cadastro e utilização da Plataforma Brasil”, o sistema foi criado pelo Governo Federal, em 2009, para sistematizar o recebimento dos projetos de pesquisa que envolvam seres humanos nos Comitês de Ética em todo o país.

A programação termina nesta quinta-feira (29), com conferência, mesa redonda, palestra e exposições. O evento é uma realização da Gerência de Ensino e Pesquisa(GEP) através do Grupo Técnico de Eventos Científicos (GTEC) da Fundação.

PROGRAMAÇÃO – QUINTA (29/08):

MANHÃ
9:00 Conferência:A pesquisa no cenário do SUS.
Convidada:Dra. Ilma Ferreira Pastana / HUJBB / UFPA / UEPA
9:40 Mesa redonda:Desafios da pesquisa integrada ao ensino e assistência.
Convidados:Dra. Dilma Souza / UFPA / FHCGV, Dra. Sônia Pinto / FHCGV / UEPA, Dra. Érica Nunes – UEPA, Dra. Aldair Guterres / HUJBB / UFPA / FHCGV
10:50 Intervalo
11:00 PESQUISA CLÍNICA EM BOAS PRÁTICAS CARDIOLÓGICA / HCOR
Palestrante: Esp. Christielaine Zaninotto – FHCGV

TARDE
14:00 Exposição Temas livres
Sala 1, 2, 3 e Auditório Dr. Ronaldo de Araújo

Encerramento com a premiação dos melhores
trabalhos e entrega dos certificados.