Endereço:

Trav. Alferes Costa nº2000 - Bairro: Pedreira / Belém - Pará

HC realiza com sucesso mais uma campanha de captação de sangue e medula óssea

Luana tem 7 anos, ela tem uma doença cardiológica e está internada no hospital de Clínicas a 1 mês. Ela passou por uma cirurgia em junho de 2017 e precisou de doação de sangue. A família da Luana se mobilizou. “Muita gente ajudou através da doação. Sempre estou divulgando, por ser importante esse ato de doação, desde a cirurgia ela não ficou 100%, ela está aguardando transferência para um transplante e na cirurgia ela vai precisar de muito sangue”, disse a Rubenita, mãe de Luana.

 

Com o  objetivo de aumentar o estoque do banco de sangue do Hemopa, que abastece os hospitais da rede estadual de saúde, a Agência Transfusional do Hospital de Clínicas, em parceria com o HEMOPA, realizou a XXIV Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea, nesta terça-feira (22), na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). 

 

A Assistente Social e Coordenadora da Humanização do HC, Enedina Campos, sempre mobilizou doadores e conta que é a primeira vez doando sangue. “É um ato de amor. Hoje vou doar pela primeira vez, estou me sentindo muito útil porque estamos doando vidas, doar sangue é doar vida e amor”, diz ela

 

Nesta campanha, foram coletadas 163 bolsas de sangue, superando a meta da organização, que era de 120 bolsa. Foram feitos 16 cadastros de medula óssea. Anualmente a FHCGV realiza duas campanhas dentro do projeto Captação Hospitalar do HEMOPA. No início deste ano, a XXIII Campanha de Captação de Doadores, realizada no dia 2 de abril, também superou meta, chegando a 123 bolsas de sangue coletadas. Na mesma campanha foi realizado o cadastro de 22 doadores de Medula Óssea. 

 

A chefe da Agência Transfusional da FHCGV, Dra. Iê Bentes, reforça o objetivo da campanha em incentivar as pessoas para o ato solidário que pode salvar vidas, além de mobilizar a população sobre a importância da doação de sangue. “As campanhas de doação de sangue são iniciativas importantíssimas para sensibilizar e mobilizar a sociedade quanto a necessidade da doação, assim, ajudar a manter os estoques de sangue do HEMOPA e consequentemente melhorar o atendimento Transfusional adequado para o paciente que necessita de bolsa de sangue” enfatiza.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *