Endereço:

Trav. Alferes Costa nº2000 - Bairro: Pedreira / Belém - Pará

Natal dos Sonhos leva alegria e esperança a crianças internadas no HC

 

“Querido Papai Noel, faço tratamento desde dos meus 9 anos no HC, queria ganhar de presente todas as coisas de goleiro, se o senhor puder também ajudar meu pai com um emprego, eu agradeço o senhor do fundo do meu coração” Jonas, 11 anos. 

Essa é uma das cartinhas das crianças atendidas na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna(FHCGV) nos primeiros dias da Campanha de Natal de 2019. Para tornar esse sonho realidade, basta adotar uma cartinha e se tornar um “Padrinho Solidário”. Qualquer pessoa pode se tornar um Padrinho solidário, bastando, para isso, procurar o Voluntariado da FHCGV, escolher uma das cartinhas e entregar o presente até o dia 16 de Dezembro. 

 

Há mais de uma década a equipe do Voluntariado do hospital promove o “Natal dos Sonhos”, um dia em que a esperança, alegria e a solidariedade tomam conta de pacientes e servidores da instituição. No Natal de 2018, foram distribuídos 290 presentes às crianças, sendo 140 deles arrecadados através da campanha “Padrinho Solidário”. Esse ano, no dia 18 de Dezembro – quando será realizada a festa de Natal, com a presença do “verdadeiro” Papai Noel, que faz a entrega dos presentes – a organização do Voluntariado estima que sejam entregues mais de 300 brinquedos, realizando, assim, o pedido do Jonas, o candidato a goleiro, e de outras crianças atendidas no HC. “As cartas são justamente para que nossas crianças possam receber os presentes que é o sonho de cada uma delas, que na maioria das vezes a família não tem condições de comprar, por isso, fazemos o possível para atender cada criança, para que seu sonho seja realizado” enfatiza Rita Carvalho, que há quase dez anos coordena o Voluntariado do HC.

 

Ainda segundo a coordenadora do Voluntariado, o Natal dos Sonhos não é apenas um momento de confraternização, mas também um momento de compromisso social, onde as pessoas se reúnem para ajudar outras pessoas “O Natal dos Sonhos, é o dia em que todos do hospital se juntam na preparação, na organização e na realização do evento, um ajudando ao outro”. Ela ainda reforça que um evento como esse têm grande importância na vida das crianças, pois na noite de Natal, “quando famílias se reúnem para celebrar, muitas dessas crianças não poderão estar no aconchego de seu lar, cercadas de sua família”. Nesse sentido, o objetivo é que as crianças possam ter a sensação de um ambiente o mais próximo de suas casas “Entendemos que nesse momento, quando as famílias comemoram todos juntos o Natal em sua casa, no seu lar, elas estão aqui no hospital, por isso minimizamos essa dor, trazendo alegria e realizando os seus sonhos” acrescenta, Rita.

 

Inclusão – Mas nem todas as cartas trazem pedidos que podem ser embalados para presente. Algumas crianças têm o desejo de que o verdadeiro sentimento de amor ao próximo, junto com a solidariedade, seja praticada na sua forma mais plena, dando ao Natal delas o real sentido dessa celebração.

 

Um desses pedidos chamou a atenção da equipe que organiza a coleta dos brinquedos. Na cartinha, escritas por um menino de 7 anos, o desejo por um mundo onde a solidariedade é o maior presente. “Tenho autismo e TDAH, faço tratamento aqui no HC, minha avó não tem condições para me dá um presente, mas na verdade o que eu queria mesmo, é que não me chamem de doido e que as crianças não se afastem de mim”.

Cartas como essas motivam, tanto quanto emocionam, servidores e voluntários envolvidos na organização da festa, aguarda pelas crianças que também já não estão internadas no hospital, mas não são esquecidas pelo “Bom Velhinho”.

 

 

Serviço: 

Os presentes podem ser entregues até o dia 16 de Dezembro, no Voluntariado da FHCGV(Travessa Alferes Costa, nº2000).

Informações pelo telefone 4005-2605

 

Início de Arrecadações: 01 de Novembro

Final de Arrecadações: 16 de Dezembro

Dia do Evento: 18 de Dezembro

 

Leave a Comment

(0 Comments)