Crianças atendidas pelo HC recebem a visita do Papai Noel

“Meu filho faz tratamento aqui no hospital há quatro anos, e para mim é uma emoção muito grande achar pessoas boas de coração que têm amor a nossas crianças, que dedicam o dia para cuidar dos nossos filhos. Agradeço muito a Deus, e a todo mundo que trabalha aqui e também as pessoas de fora, por proporcionar esse momento para o meu filho” disse emocionada, Dona Lúcia, mãe de Jonas, de 11 anos que participou da festa “Natal dos Sonhos”, realizada no auditório da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), na manhã de hoje (18), onde mais de 180 crianças receberam presentes, das mãos do “verdadeiro” Papai Noel.

A festa é uma ação da equipe da Clínica Pediátrica e do Voluntariado do hospital e é realizada a mais de uma década. As crianças atendidas pela FHCGV escrevem a cartinha para o Bom Velhinho e os “Padrinhos Solidários” adotam as cartinhas e doam os presentes.

Este ano a maior parte das doações foram feitas pelos próprios servidores do hospital. “O Natal dos Sonhos, é o dia em que todos os servidores se juntam na preparação, na organização e na realização do evento, um ajudando ao outro”, disse Rita Carvalho, coordenadora do Voluntariado da FHCGV. A festa ainda contou com a apresentação de balé pelas dançarinas Dayloana Viana e Laís César, e com a participação dos Anjos da Enfermagem, que fizeram a socialização e interação entre o paciente, equipe do hospital e família.

Para a Diretora-Presidente da FHCGV, Alessandra Leal, o Natal dos sonhos é um dia de congregação, alegria e amor ao próximo. “Além de tratar as crianças, cuidamos delas, temos aquele amor, aquele cuidado com o bem-estar e felicidade daquela criança, eles pedem brinquedos para eles e para os irmãos, e a gente providencia isso, mesmo não sendo pacientes, praticamos a solidariedade”. A diretora ainda acrescenta, que o natal dos sonhos se estende por mais dias no hospital, pois as crianças que não puderam receber o presente na data do evento podem receber em outro momento.

Enoque, de 7 anos, tem autismo e TDAH, e faz tratamento na FHCGV. Ele ficou feliz em receber seu presente pelas mãos do Papai Noel e também pediu na sua carta que gostaria de ter um amigo e que as pessoas não se afastassem dele. Na festa, ele ganhou a amizade do Papai Noel e das crianças que estavam no evento.

A mãe do menino, dona Maria de Jesus, conta que apesar das dificuldades, se sentiu realizada por ver a alegria de Enoque recebendo o seu presente. “O natal dos sonhos está realizando um sonho dele, que eu não posso realizar, por falta de condições financeiras, e o hospital vem e me ajuda a realizar esse sonho. Isso é uma esperança para nós. Essa festa é fé, esperança e amor que o hospital tem com as crianças. A alegria do Enoque, é a minha alegria.”

Visita da Primeira-Dama

A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho esteve presente na festa de natal da FHCGV. Ela entregou presentes e agradeceu a equipe do hospital pelos cuidados e atenção com as crianças. “É uma honra estar aqui. É a primeira vez que venho ao HC para poder retribuir, agradecer e participar desse momento especial. A gente sabe que foi um ano difícil, mas mesmo diante de toda a dificuldade, vem o momento de agradecer a Deus e aproveitar essa festinha, mais do que justa e merecida para as crianças. Que o dia do nascimento de Jesus possa significar renascimento na vida de cada um, que Deus possa abençoar muito vocês, nunca perder a fé, quando falamos de saúde e criança, não tem como segurar a emoção” declarou a primeira-dama.

Acompanhando a primeira-dama estavam a Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas, Thainná Alencar e a Secretária Adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Ivete Vaz. A primeira-dama, em parceria com a SEAD (Secretaria de Administração do Estado do Pará) fez uma doação de 300 brinquedos, que serão distribuídos para as crianças atendidas pela FHCGV, que não puderam participar da festa de Natal.