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HC oferece módulo de residência médica online em parceria com a Google

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), por meio de uma parceria com a gigante da internet Google, vai oferecer módulo teórico de residência médica para mais de 60 médicos. As aulas online começaram na segunda-feira (06), com “Metodologia Científica e Epidemiologia”, que é uma disciplina obrigatória para todos os residentes de medicina. 

As residências médicas da FHCGV tem uma carga horária de mais de 5 mil horas, sendo 80% de atividades práticas e 20% de aulas teóricas. O calendário de aulas geralmente inicia em março, porém este ano as atividades teóricas precisaram ser suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. As atividade práticas continuaram sem interrupções. 

O objetivo de colocar em dia o calendário de aulas teóricas levou o Gerente de Ensino e Pesquisa da FHCGV, Haroldo Koury, juntamente com sua equipe, a montar um grupo de trabalho envolvendo o Núcleo de Tecnologia da Informação, (NTI), a Secretaria Acadêmica e a Coordenação de Residência Médica (Coreme) para a construção conjunta de um ambiente virtual que possibilitasse  aulas online.

“A ideia surgiu de uma necessidade iminente de colocar os módulos teóricos das residências médicas em dia. Como o hospital tem uma parceria com a Google, nós vamos usar essa ferramenta a nosso favor, vamos usar a tecnologia da sala de aula à distância, e oferecer ao nosso residente a possibilidade de fazer o módulo teórico e as avaliações que serão feitas com o mesmo rigor e a mesma estrutura de planejamento acadêmico, com atividades, e módulos ao vivo com o professor numa sala virtual”, explica Haroldo Koury.

A médica residente em cirurgia geral, Paula Regina da Silva Tavares, vai acompanhar as aulas de casa. Para ela a aula on-line acaba sendo um pouco diferente da aula presencial, e com vantagens. “Não vejo perdas em relação ao conteúdo teórico, já que temos acesso aos mesmos recursos auditivos e visuais que aulas presenciais”, enfatiza a médica.

Para as aulas teóricas de residência médica o aluno precisa ter uma conta de email na Google, o que lhe dará acesso ao ambiente virtual criado pela gerência de tecnologia da informação, explica Kleber Almeida, gerente do NTI da FHCGV 

“Nós vamos utilizar o Google Classroom, que é uma ferramenta idealizada para aulas virtuais; lá tem todo o suporte para colocar atividades, formulários, avaliações e há uma controle do professor. Esse sistema é integrado com o Google Meets que transforma a aula em uma experiência ao vivo a distância, principalmente neste período de pandemia que não podemos nos reunir. O aluno pode ter todas as benesses de uma sala presencial em um ambiente virtual e lembrando que o NTI vai dar todo suporte que os alunos precisem”, informa o gerente

Como professor, o Dr. Carlos Marques de Carvalho, que ministra a disciplina “Metodologia Científica e Epidemiologia”, avalia  de forma positiva a utilização de tecnologia de aulas à distância. 

“Acredito que a suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia está apenas acelerando uma transformação no processo de ensino-aprendizagem que já vinha em andamento a passos largos. Vale destacar que muitos dos nossos atuais discentes pertencem a uma geração de nativos digitais, que utilizam desde cedo ferramentas interativas virtuais como forma significativa de conexão com o mundo. Entretanto, é imprescindível que se observem as diferenças de conectividade que eventualmente possam existir para que a adoção da tecnologia não se torne excludente”, orienta o professor

Segundo o professor, que é Mestre e Doutor em Bioquímica e Biofísica, embora o conteúdo ministrado não tenha sofrido alterações significativas para adequação à interação no modo virtual, a estratégia para instigar o discente na busca pela construção do seu próprio conhecimento necessitou de adequações. 

“Presencialmente, é possível ter um feedback praticamente instantâneo da percepção do conteúdo ao sondar a comunicação não verbal emitida pelo discente; entretanto, virtualmente, recursos tecnológicos precisam ser explorados com mais intensidade para suprir a defasagem gerada pela ausência do contato direto” constata o professor.

Parceria com a Google – Inovar, integrar e agilizar é o que promete cumprir o conjunto de aplicativos G Suite for Education. A FHCGV foi a primeira instituição desse tipo, na região norte, a realizar a migração para a plataforma usada nas mais modernas escolas, universidades e estabelecimentos de saúde do mundo.

O conjunto de aplicativos trouxe novos conceitos, que visam facilitar e aprimorar a rotina de pesquisa e trabalho. A facilidade em compartilhar arquivos e a possibilidade de trabalhar em grupo estimulam a colaboração, já que várias pessoas podem editar o mesmo arquivo simultaneamente, fazer videochamadas e trocar mensagens de forma segura, além disso todos os usuários contam com armazenamento ilimitado e sem anúncios no Gmail, Google Drive e Google Fotos.

“Mediante a Google ser uma das ferramentas mais utilizadas no mundo todo, na questão de inteligência artificial, comunicação, planilhas, documentos e também na atuação em escolas e faculdades hoje a Google atende ao HC pela sua versatilidade e possibilidade de ampliação em muitas outras coisas, como somos um hospital escola, eles aceitaram a nossa inclusão nessa parceria e hoje podemos usar diversas ferramentas do Google para nível de ensino e controle,”  garante  Kleber Almeida, gerente do NTI da FHCGV 

ResidênciaDesde 2018 o hospital oferece 11 programas de residência médica credenciados na Comissão Nacional de Residência Médica, com o acompanhamento de coordenador, vice coordenador, supervisores e preceptores. Divididos nas seguintes especialidades médicas: Psiquiatria, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Área Básica, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardiovascular, Clínica Médica, Nefrologia, Medicina Intensiva, Urologia e Hemodinâmica. As bolsas são financiadas pela Secretaria de Estado da Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde e recursos próprios do HC.

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