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HC vai adotar sistema de prontuário eletrônico

A utilização do papel no ambiente hospitalar deve, em pouco tempo, se tornar algo raro. Os avanços na área da tecnologia da informação, que possibilitaram a criação de programas e aplicativos para utilização nas várias atividades da assistência à saúde, tem provocado a diminuição da presença de blocos de receitas, formulários, e outros documentos, que nesse período de pandemia, devido aos riscos de contaminação, são motivo de apreensão por quem tem que manuseá-los durante o trabalho. 

 

Essa mudança na forma de lidar com a documentação no âmbito da administração e da assistência hospitalar, motivou a direção da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) a buscar um novo patamar de qualidade, utilizando, para isso, novos sistemas e programas eletrônicos. Essa reestruturação administrativa teve início com a celebração de convênio com a Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCM) para a implantação do sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (Pep), que vai otimizar o atendimento, diminuindo custos operacionais, e oferecendo ainda informações que poderão ser utilizadas pela gestão do hospital para a tomada de decisões.

 

O chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da FHCGV, Kleber Almeida diz que o PEP é o resultado de muitas discussões sobre quais ações deveriam ser tomadas para dotar o HC do que melhor houvesse dentro da tecnologia da informação. “Nós fomos buscar no Brasil qual o sistema que seria o melhor para compor essa melhoria para o hospital”, informa Kleber. 

 

Ainda segundo o chefe do NTI, “nós chegamos ao sistema MV, um software que não é só um prontuário eletrônico. O prontuário é um módulo dentro dele que faz todo o acompanhamento de um paciente, desde de quando ele chega na emergência, faz um procedimento, faz uma imagem, uma ressonância, uma exame de sangue, de urina, e tudo isso vai ficando dentro do prontuário dele, que é um registro, um cadastro, que vai ficando dentro desse sistema”, explica Kleber. 

 

“Dentro do sistema há o controle das atividades da parte de enfermagem, da parte de clínica, da parte da clínica cirúrgica, além disso, vamos ter o controle da saída de medicamentos da farmácia, controle do patrimônio e da parte administrativa”, informa Kleber. Isso, segundo o Chefe do NTI,  “leva à melhoria de tomada de decisão por parte da diretora-presidente, dos gestores dos setores, onde está saindo, onde está entrando dinheiro, gerando relatórios gráficos apontando o pontos onde há necessidade de melhorar e onde estamos acertando. Teremos todos os relatórios, os controles, que são necessários para isso”.

 

Convênio – A implantação do sistema como o MV, que dará suporte ao PEP, demanda uma variedade de ações complexas. Por conta disso, a direção da FHCGV firmou um convênio de cooperação técnica com a Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCM), que já possui o sistema e fornecerá as informações necessárias.

 

“A equipe de TI da FSCM compartilhará com o HC, toda a expertise de seus analistas, no intuito de minimizar as dificuldades enfrentadas em uma implantação deste nível, otimizando assim, todo o processo de trabalho”, garante Gilberto Rodrigues, Gerente de Tecnologia de Informação (Getin) da FSMC. Ainda segundo Gilberto, “o Data Center da FSCM, será responsável por armazenar os Servidores de Aplicação, e um robusto Banco de Dados, onde serão armazenadas e compartilhadas todas as informações dos prontuários eletrônicos dos órgãos envolvidos”. Entre os objetivos principais está o compartilhamento de experiências e tecnologias, buscando uma implantação mais célere, e com menor custo. 

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) foi implantado há 5 anos na FSCM, funcionando adequado às políticas de segurança do paciente e às principais exigências da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. O PEP é disponibilizado por meio de uma interface web, em todas as 800 estações de trabalho da FSCM, possuindo hoje, mais de 2.000 usuários de acesso, e mais de 300.000 pacientes cadastrados.

Prontuário médico – Atualmente a FHCGV possui 255.227 prontuários impressos. O prontuário é um conjunto de documentos que mostra o histórico de atendimentos de saúde de um paciente. Atestados, laudos de exames e prescrições médicas são exemplos de registros que devem ficar arquivados no prontuário médico. Pouco tempo atrás, a maioria dos registros era feita em papel, o que dificultava a sua atualização e manuseio. O prontuário médico é o principal documento que orienta médicos e outros profissionais na prestação de cuidados de saúde.

Sem ele, a continuidade no atendimento e tratamento fica comprometida, dada a falta de informações básicas a respeito do paciente.Também dificulta a organização dos dados das pessoas atendidas, já que, nesse caso, cada consulta, exame e procedimento seria arquivado separadamente.

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