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Hospital investe em tecnologia para modernizar atendimento

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna deu mais um importante passo rumo à modernização de seus serviços. Nesta quinta-feira (24), a diretoria da instituição assinou o contrato para implantação de um sistema informatizado de gestão em saúde com tecnologia para integração de dados administrativos e assistenciais, o que possibilitará a otimização de atendimentos e a redução de custos operacionais.

Com o novo sistema, um dos principais ganhos para as equipes assistenciais e usuários do Hospital será a migração para o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), ferramenta utilizada em grandes hospitais do país para o controle e armazenamento digital de informações relacionadas ao paciente, que garante entre outros benefícios, um controle efetivo da aplicação dos recursos públicos, de acordo com as exigências estabelecidas pelo Ministério da Saúde

Atualmente, o Hospital de Clínicas possui mais de 255 mil prontuários em papel. Com a nova plataforma, considerada uma das mais modernas do Brasil e da América Latina, a migração desses documentos para o formato eletrônico será gradual e o trabalho será feito em parceria com a Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCM) que já usa o mesmo sistema.

Kleber Almeida, chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação do Hospital de Clínicas, ressaltou a importância da nova ferramenta para a melhoria dos processos administrativos e assistenciais. “Estamos saindo do papel e iniciando a informatização de processos importantes que envolvem não só a gestão de um grande hospital público, mas também o cuidado com a vida de seus usuários”, explicou Kleber.

Para Alessandra Leal, Diretora Assistencial no Hospital de Clínicas, a assinatura do contrato e a parceria com outras importantes instituições de saúde de Pará é um marco na história da unidade. “Buscávamos por essa ferramenta há anos. Com a parceria de grandes hospitais que já usavam o sistema no Pará e o esforço das nossas equipes, conseguimos chegar a este momento importante para a história do hospital. É uma prova do quanto podemos fazer pela saúde pública quando trabalhamos desta forma”, ressaltou Alessandra.

Gestão integrada e sustentabilidade

Além do prontuário eletrônico, o novo sistema possibilitará também a integração das informações relacionadas à atuação das equipes médicas e de enfermagem, bem como maior controle na gestão sustentável de medicamentos, de patrimônio e de custos operacionais.

Para Ivete Gadelha, Diretora-Presidente da Fundação Hospital de Clínicas, as próximas etapas de implantação do novo sistema serão fundamentais para a busca de resultados mais sustentáveis e mais qualidade na assistência. “É um grande feito para o hospital, um sonho que estamos realizando. Esse é o primeiro passo de um processo para termos mais segurança do paciente, retorno de investimentos e um hospital sem papel e mais sustentável”, destacou a diretora.

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