Endereço:

Trav. Alferes Costa nº2000 - Bairro: Pedreira / Belém - Pará

Hospital leva emoção do Círio para pacientes da Psiquiatria

A semana encerrou de uma forma diferente e especial para pacientes internados na ala de Psiquiatria da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC). A tradicional atividade física matinal deu lugar a uma cerimônia em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Conduzida pelos pacientes, a Santa padroeira dos paraenses ganhou um Círio com direito a cortejo pelo Hospital, distribuição de fitas, orações e emoção.

A realização do Círio na ala de psiquiatria do Hospital de Clínicas, unidade que é referência estadual nessa especialidade, vem ganhando cada vez mais tradição e diferentes tipos de celebração. Neste ano, com toda a mudança na programação oficial da Festa de Nazaré, entre elas o cancelamento das romarias, o Hospital realizou a sua própria procissão.

“Essa é missão que realizamos há muitos anos para que nossos pacientes, mesmo internados, possam viver esse tipo de experiências, aumentar o apego à fé ou mesmo resgatar essa crença a partir do que está acontecendo fora do Hospital. Nesse caso, a festa de Nazaré é uma tradição e faz parte da cultura dos paraenses”, explica Selma Frota, chefe de Enfermagem na Psiquiatria do Hospital de Clínicas.

Em um dos momentos mais emocionantes da atividade, os pacientes foram conduzidos por servidores acompanhados da presidente para levar a réplica da imagem de N. Sra. de Nazaré até o estacionamento do Hospital, mobilizando outros pacientes que aguardavam consulta ou estavam de saída pós-atendimento.

Selma destaca que a realização do Círio também é uma forma de aliviar o processo de hospitalização e a rotina dos servidores da Fundação. “Ao final de ações como essas, percebemos muitos resultados positivos não somente para os pacientes, mas também para os servidores”. complementou a profissional.

Como parte das homenagens à Nossa Sra. de Nazaré, o Hospital de Clínicas ainda receberá a visita da Imagem Peregrina. A programação está marcada para o dia 20 deste mês e a passagem pelo hospital, assim como em outras instituições de saúde do Estado, será adaptada para garantir o encontro de servidores e usuários com a padroeira de forma segura e sem aglomerações.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *