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A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 com o objetivo de inserir os princípios do SUS nas práticas cotidianas dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.

A PNH, também conhecida como HumanizaSUS, elegeu um conjunto de dispositivos mediante os quais se faz funcionar, se catalisa ou se potencializa um processo. Um deles é o Comitê de Humanização. Esse dispositivo é um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina a empreender uma política institucional de resgate dos valores de universalidade, integralidade e aumento da eqüidade na assistência e democratização na gestão, em benefício dos usuários e dos trabalhadores da saúde.

O Comitê de Humanização tem como atribuições:

  • Difundir os princípios norteadores da PNH;

  • Pesquisar e levantar os pontos críticos do funcionamento de cada serviço e sua rede de referência; promover o trabalho em equipes multiprofissionais, estimulando a transversalidade e a grupalidade  , (aumento de comunicação intra e intergrupos)

  • Propor uma agenda de mudanças que possam beneficiar os usuários e os trabalhadores da saúde; incentivar a democratização da gestão dos serviços;

  • Divulgar, fortalecer e articular as iniciativas humanizadoras existentes; estabelecer fluxo de propostas entre os diversos setores das instituições de saúde, a gestão, os usuários e a comunidade; melhorar a comunicação e a integração do equipamento com a comunidade (de usuários) na qual está inserida.

O Comitê de Humanização da FHCGV iniciou seus trabalhos no dia 18/03/18, ocasião em que foram indicados os novos integrantes pela Presidência da FHCGV, e contemplados na Portaria Nº 034, de 25 de Janeiro de 2018: DOE Nº 32.087 de 30.01.2012. A coordenação, atualmente, é feita pela assistente social Enedina Campos, contando ainda com coordenações do Núcleo de Gestão com Pessoas, do Serviço Biopsicossocial e do Núcleo de Planejamento.

Principais direcionamentos :

  1. Ampliação do GTH viabilizando um Comitê de Humanização de representantes dos diversos setores (ampliar processos coletivos);

  2. Inserção da PNH como tema transversal na Educação Permanente da FHCGV;

  3. Utilização das rodas de conversas/reuniões coletivas como metodologia nos vários setores;

  4. Fazer com que as áreas se impliquem no processo na saúde;

  5. Conduzir o processo, monitorar e avaliar.

  6. Promover a coparticipação do trabalhador na gestão.

  7. Realizar visitas Institucionais e Interinstucionais.

  8. Implantação e Implementação do dispositivo da PNH –Acolhimento.