Endereço:

Trav. Alferes Costa nº2000 - Bairro: Pedreira / Belém - Pará

Fonoaudiólogos do Hospital de Clínicas realizam treinamento para minimizar risco de broncoaspiração

Em alusão ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia, comemorado dia 20 de março, foi realizada a ‘Oficina de Treinamento Multiprofissional para o Rastreio de Risco de Broncoaspiração’, pela equipe de fonoaudiologia do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC).

A disfagia é caracterizada por um desconforto que pode provocar dor ao engolir, engasgos, tosse frequente (durante ou após comer e beber), sensação de alimento parado na garganta, dificuldade ou lentidão durante a alimentação e até pneumonias de repetição. Pode acontecer em qualquer faixa etária, comprometendo a saúde e o estado nutricional e emocional, impactando negativamente na qualidade de vida.

A capacitação aconteceu nas clínicas cardiológica, cirúrgica e médica, nos turnos manhã e tarde, e foi direcionada a enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos, além de psicólogos e terapeutas ocupacionais, a fim de orientar e alertar sobre o diagnóstico e tratamento adequado para essa condição.

“A gente ampliou a programação para comunicar a equipe sobre os riscos de broncoaspiração e de como realizar essa intervenção para diminuir os riscos as quais os pacientes têm”, explica a fonoaudióloga Amanda Andrade.

Especialidades: O acompanhamento do paciente com disfagia é realizado pela equipe multidisciplinar. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado a realizar avaliação da deglutição, para identificar quais as alterações existentes e se há possibilidade de manter a alimentação pela boca de forma segura. Em conjunto, o nutricionista realiza avaliação do estado nutricional para o paciente, além de orientar sobre a dieta adequada.