Endereço:

Trav. Alferes Costa nº2000 - Bairro: Pedreira / Belém - Pará

Psicose é tema de jornada no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Evento foi direcionado a profissionais que atuam na atenção à saúde mental nas redes pública e privada

Referência no tratamento em saúde mental no Estado do Pará, a Fundação  Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) realizou, nos dias 05 e 06 de abril, a Jornada “As psicoses na contemporaneidade: tratamentos possíveis nos territórios públicos e privados”.

O encontro foi realizado em parceria com o Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Belém, com o intuito de oferecer conhecimento a profissionais de saúde mental sobre as psicoses e a melhor forma de conduzi-las na prática.

O evento reuniu profissionais de psicologia, psiquiatria e outros de nível superior que trabalham na Rede Atenção à Saúde

O evento reuniu profissionais de psicologia, psiquiatria e outros de nível superior que trabalham na Rede Atenção à SaúdeFoto: Ascom / HC

“O objetivo da jornada é apresentar trabalhos que estão sendo feitos e pensar a respeito do que está sendo feito dentro do nosso território, dentro do nossos serviços à atenção às psicoses, no momento atual, na contemporaneidade”, falou a psicóloga Ana Cristina Lins, presidente da comissão organizadora do evento dentro do HC.

Na ocasião, estiveram presentes profissionais de psicologia, psiquiatria e  profissionais de nível superior que trabalham diretamente na Rede Atenção à Saúde.

Dentro da temática, o psicanalista Mauro Mendes Dias explica que as psicoses são uma forma de quebra da realidade, “um transtorno mental onde o sujeito perde inteiramente a possibilidade de se orientar segundo uma condição de troca com seus próximos e com o meio”. Ele ainda ressalta que falar sobre a temática é de grande importância devido ao número reduzido de profissionais que atuam na área. “(…) Falar disso para os profissionais da psicologia e psiquiatria dentro de um hospital que é referência em psiquiatria é de extrema importância, porque é bastante reduzido o número de pessoas que têm a qualificação à altura para lidar com a diversidade desses problemas”, complementou o especialista, que conduziu a mesa de abertura do evento.

Para a professora do curso de psicologia de uma faculdade particular de Belém, Joyce Brito, o evento foi importante para entender os trabalhos que são realizados por profissionais da saúde mental, atualmente.

Os assuntos que foram abordados fazem a gente refletir sobre a pluralidade da nossa prática. É um debate atual no sentido de que vai fazer um olhar crítico sobre esse cenário, sobre as questões que estão acontecendo no trabalho hoje”, comentou a psicóloga.

Psicoses – A psicose pode estar presente em diferentes transtornos, como esquizofrenia e bipolaridade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a síndrome psicótica afeta cerca de 60 milhões de pessoas ao redor do mundo. O mesmo estudo aponta que 71% desses indivíduos não têm acesso a serviços de saúde mental.

Serviço: No Pará, O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna é referência no tratamento a pacientes com transtornos mentais, com atendimento portas abertas, 24h, para casos de urgências psiquiátricas.

Em casos de sofrimento mental é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Texto: Kelly Barros (Ascom HC)