Endereço:

Trav. Alferes Costa nº2000 - Bairro: Pedreira / Belém - Pará

Hospital de Clínicas ressalta importância da saúde e segurança do paciente

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), por meio do Núcleo de Qualidade do Paciente, realizou na manhã desta quarta-feira (10), uma programação voltada ao Abril pela Segurança do Paciente. A programação foi realizada em parceria com o Comitê de Humanização e Agência Transfusional.

O evento “Segurança do Paciente: Comitê de Humanização favorecendo a autonomia dos usuários e familiares” teve como objetivo capacitar membros, apoiadores e servidores do hospital interessados no protagonismo dos usuários e seus familiares em relação ao cuidado à segurança do paciente.

 

“A nossa intenção é que a segurança do paciente seja vista como uma responsabilidade de todas as categorias, do médico, do enfermeiro, do psicólogo, do assistente social, do fonoaudiólogo, do terapeuta ocupacional, do agente administrativo, da portaria, do apoio diagnóstico, enfim, de todos”, afirma a psicóloga Josie Mota, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente.

Na ocasião, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA) também esteve presente realizando uma palestra sobre a importância da captação de doadores de sangue e de medula óssea.

A Agência Transfusional destacou a importância da segurança do paciente que realiza transfusão.

O Dia Nacional da Segurança do Paciente é celebrado em 1º de abril, em referência ao Programa Nacional de Segurança do Paciente, estabelecido pela Portaria 529 de 1º de abril de 2013. O programa estipula diretrizes cruciais para a promoção de uma assistência segura em serviços de saúde. O objetivo é incentivar profissionais de saúde a refletir sobre suas práticas e ações voltadas para a segurança dos pacientes, visando minimizar riscos e danos e melhorar a qualidade do atendimento oferecido.